sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Jogo sobre o Japão

Jogo sobre o Japão
Bloco de Conteúdo
História

Conteúdo
Deslocamentos Populacionais

Objetivos
Conhecer as influências da vinda dos japoneses ao Brasil.

Conteúdos específicos
Imigração japonesa.
Cultura e costumes do Japão.

Ano
4o ou 5o

Tempo estimado
3 meses

Material necessário
Papel cartonado, tesoura, lápis e borracha, livros e outras publicações sobre o Japão. Sugestões: Por Dentro do Japão: Cultura e Costumes, Ed. Japan Travel Bureau; Guia de Cultura Japonesa, Ed. JBC, Japão: Guia Visual, Publifolha, A Descoberta do Japão, Ed. Estampa, revistas Made in Japan e Nipponica.


Conteúdo relacionado

Reportagem

O Japão é aqui
Desenvolvimento
1ª etapa Para verificar o que a turma já sabe sobre o assunto, monte uma roda de conversa a respeito da cultura japonesa. Pergunte quais são as influências mais marcantes dos imigrantes que vieram ao Brasil. Depois, combine com o grupo uma pesquisa nas publicações sobre o Japão informe que isso vai servir para vocês montarem um jogo de perguntas e respostas. Direcione a pesquisa sugerindo algumas áreas: por exemplo, costumes, arte, lazer, tecnologia, história, esportes, variedades e curiosidades. Distribua os livros e peça às crianças que pesquisem em outras fontes em casa.

2ª etapa Peça aos alunos para pesquisar exemplos de jogos do tipo pergunta e resposta em lojas de brinquedos, brinquedotecas e sites de fabricantes. Traga também exemplos para a classe e circule o material pesquisado pelos alunos, explicando como funcionam esses jogos.

3ª etapa Hora de construir o jogo. De acordo com a pesquisa, delimite categorias sobre a cultura japonesa você pode usar as mesmas categorias em que sugeriu que os alunos fizessem a pesquisa. Entregue cada uma delas a um grupo da classe. Os alunos deverão confeccionar as cartas em material cartonado, colocando o texto em uma das faces, com a resposta de ponta-cabeça abaixo da pergunta. É possível criar desafios de múltipla escolha, como:
Os integrantes da primeira geração de imigrantes se chamam:
a-) Nisseis.
b-) Isseis.
c-) Sanseis.
d-) Decasséguis
Resposta: B

Ou questões com uma única resposta, por exemplo:
Qual é o nome do tradicional poema curto de 17 sílabas muito apreciado no Japão?
Resposta: Haikai.

4ª etapa Embaralhe todas as cartas prontas, divida novamente a turma em grupos e combinem como será o sistema de pontuação as perguntas de resposta aberta podem valer mais, por exemplo. Alternadamente, cada equipe fará perguntas às demais. Aproveite para contar curiosidades sobre as respostas dadas.

Produto final
Jogo de perguntas e respostas.

Avaliação
Observe a participação dos alunos no levantamento do conteúdo, nas entrevistas, na transposição das informações coletadas para a situação de jogo, na elaboração das perguntas e alternativas de respostas (verifique se as escolhas indicam entendimento do assunto tratado, se não trazem alternativas absurdas etc.), o envolvimento do grupo com o tema.

Consultoria: Adriana Klisys
Consultora de educação e coordenadora da Caleidoscópio Brincadeira e Arte.
Comente

Nenhum comentário:

Postar um comentário