sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A origem da nossa cidade

A origem da nossa cidade
Bloco de Conteúdo
História

Conteúdo
Org. Políticas e Administrações Urbanas

Objetivos
Compreender como se organizam política e administrativamente as cidades;
Entender como as cidades surgiram no período colonial.

Conteúdos específicos
Surgimento das cidades no período colonial;
Casas de câmara, cadeia e pelourinho;
Organização político-administrativa das cidades.

Ano
4º e 5º anos

Tempo Estimado
Um mês

Material necessário
Mapa político do Brasil;
Mapa político do estado onde reside, dividido em municípios;
Cartolina ou papel kraft;
Placas de isopor;
Caixas de papelão: pasta de dente, sabonete, sapato, remédio, etc e outros materiais recicláveis como garrafas e tampinhas plásticas, revistas e jornais velhos, etc;
Cola / tesoura;
Canetinha colorida / tinta guache;
Livros e sites sobre o período colonial e o surgimento das cidades.

Desenvolvimento
1ª etapa Comece mostrando aos alunos o mapa político do Brasil para que eles conheçam os estados que compõem nosso país. É importante que as crianças manuseiem o mapa e localizem o estado onde moram.

A seguir, mostre o mapa político do estado onde reside, dividido em municípios, e pergunte às crianças como elas acham que surgiram as cidades e como foram divididas daquela forma. Anote as respostas em uma cartolina ou papel kraft.

2ª etapa Faça uma pesquisa na internet e selecione livros sobre o período colonial: as vilas e os povoados, o papel das casas de câmara e cadeia e o pelourinho, o surgimento das vilas e, posteriormente, das cidades. Leve esse material para a sala de aula e deixe que as crianças manuseiem e procurem verificar se as hipóteses da etapa anterior são verdadeiras.

3ª etapa Juntamente com os alunos, escreva um texto coletivo que aborde todas as questões observadas na aula anterior. Avise aos alunos que esse texto não será finalizado nesse momento, mas terá um complemento a ser produzido sobre a cidade em que vivem.

4ª etapa Proponha aos alunos o levantamento de informações sobre a origem e organização da própria cidade. Esse levantamento pode ser feito em museus locais, por meio de entrevistas com idosos que vivem na cidade e por meio de visitas a órgãos públicos como a câmara dos vereadores ou a prefeitura. Se possível for, organize uma entrevista com um dos vereadores da casa. Não esqueça de pedir ao alunos que levem blocos e pranchetas para anotar

Oriente a turma para que pergunte ao vereador sobre a forma de organização da cidade, o trabalho de um vereador, do prefeito, da necessidade de sub-prefeituras para a melhor organização do governo e outras questões que queiram fazer relacionadas ao tema.

5ª etapa Para encerrar o trabalho, proponha aos alunos que continuem a escrita do texto com as informações levantadas.

Produto final
Proponha aos alunos a confecção, em grupos, de uma maquete que terá como tema “O surgimento das cidades”. As crianças podem montar as vilas e povoados, representar a população que lá vivia, as casas de câmara e cadeia e o pelourinho. A maquete pode ser construída com material reciclável trazido pelas crianças ou doados pela comunidade local.

Quer saber mais?

BIBLIOGRAFIA
Cidades Brasileiras – do passado ao presente, Rosicler Martins Rodrigues. Ed. Moderna.
Paula de São Paulo, Mariângela Bueno/Sônia Dreyfuss - Ed. Callis.

Internet Para mais informações sobre o período colonial, visite o site www.suapesquisa.com/colonia.

Sugestão de visita O Parque Cultural Vila de São Vicente é uma boa opção para quem mora próximo ao litoral sul de São Paulo. O parque reproduz imagens históricas, usos e costumes da Primeira Vila do Brasil, instalada em São Vicente no século XVI, por meio de instrumentos como teatro de bonecos, Museu da Encenação, pelourinho, entre outros.
Consultor: Álvaro Giansanti
Professor de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário